domingo, 22 de março de 2015

O QUE É NUTRIÇÃO CAPILAR?

Olá amores! 

Continuando a nossa série sobre cabelos, hoje explicarei um pouco melhor sobre a Nutrição Capilar. Neste post aqui fiz uma breve menção sobre este termo, já que é uma das fases existentes no cronograma capilar!

Como não são todas as pessoas que sabem diferenciar uma hidratação de uma nutrição ou reconstrução, farei posts dedicados a cada um desses assuntos para ajudar ainda mais vocês cuidarem de seus cabelos e deixarem lindos e sudáveis sempre! 

A Nutrição Capilar é um tratamento responsável em repor os lipídios dos cabelos, ou seja, repor os óleos em toda extensão do fio. Algumas de vocês devem estar se perguntando o porquê isso é necessário e respondo que é pelo simples fato de manter os cabelos saudáveis, com brilho e alinhados. Os lipídios tem uma função vital para os cabelos, já que são eles que impedem a perda água e de outros componentes importantes para a beleza dos fios.

A nutrição deve ser feita pelo menos 1 vez por semana e caso opte em fazer 2 vezes, tenha o cuidado de esperar pelo menos 48 horas entre uma nutrição e outra, caso contrário seus cabelos podem ficar pesados demais e muito oleosos. Acredito que 1 vez por semana é o suficiente para trazer aos cabelos o brilho e força que você busca! 

As pessoas de cabelos cacheados devem fazer da nutrição capilar prioridade em suas vidas, já que é ela que fornecerá a oleosidade necessária a toda extensão dos fios, já que o óleo produzido pelo couro cabeludo não consegue chegar até as pontas devido a forma de espiral dos cabelos. 

Agora que vocês sabem o papel da nutrição capilar, vamos ver como colocá-la em prática. A umectação é uma das formas de repor os lipídios capilares. Precisamos apenas de um óleo vegetal, pode ser azeite, óleo de girassol,  óleo de argan, ojon, entre outros. Basta aplicá-los nos fios evitando a raiz. esperar em torno de 30 minutos e lavar normalmente os seus cabelos.

Hoje no mercado também existem manteigas e máscaras nutritivas que podem ser usadas nessa etapa tão importante para os cabelos.

Mas como saber se uma máscara é realmente nutritiva? 

Para que isso seja possível você deve primeiramente prestar atenção nos rótulos dos produtos já que são neles que estarão todas as informações necessárias. Estará sempre escrito, máscara nutritiva ou máscara de tratamento e nutrição e os óleos vegetais serão os principais componentes. 

As manteigas são geralmente nutritivas e sempre são bem mais fáceis de identificar do que uma máscara capilar, já que se intitulam de manteiga de karité, manteiga de abacate, manteiga de macadâmia e por aí vai.

Depois de verificar os rótulos e suas substâncias é hora de testar o produto e ver se o mesmo realmente funciona para uma nutrição ou é só conversa. Se seus cabelos ficarem com brilho, sedoso e sem sinal de ressecamento, parabéns você encontrou a máscara certa para o seu tratamento de nutrição. Caso isso não seja notado, ou a máscara serve mais para uma máscara de hidratação ( deixa os cabelos macios e leves) ou para uma máscara de reconstrução ( deixa os fios mais encorpados e mais fortes).

Seguem alguns exemplos de máscaras nutritivas pra ajudá-las na busca.
1- Dove Óleo Nutrição
2- Garnier Fructis Óleo Reparação
3- Elséve Nutrição 10 - Geleia Real
4- Novex Óleo de Ojon
5- Macadamia Natual Oil

Existem muitas outras máscaras nutritivas por aí, basta não ter preguiça de procurar e de testar também! E lembrem -se de que a umectação também faz milagres aos fios e é um tratamento 100% nutritivo! 

Espero que eu tenha esclarecido melhor este assunto e que tenham gostado do post! Qualquer dúvida basta deixar aqui nos comentários! 

Um grande beijo e até o próximo post! 

* Tempo para este post ficar pronto: 1 hora e 25 minutos  


2 comentários:

  1. Obrigada por me esclarecer, pois estou achando meu cabelo áspero, e não sabia o q da hj, já uso óleo de Coco p nutrir uma vez por semana, mais estava achando q estava faltando algo, eu tb o hidrato 2x por semana, mais ele ainda está precisando de água na fibra, e so depois de sua explicação q estou podendo detectar a necessidade dele.

    Valeu um grande bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ain que bom que te ajudei! Fico muito feliz em saber disso! :) Depois me conta se deu certo e se seus cabelos melhoraram! Muito Obrigada por acessar meu blog e deixar seu recadinho! Beijinhos! :)

      Excluir

Olá!
Fico feliz em receber seu comentário!
Saiba que responderei com todo carinho assim que possível!
Obrigada pelo carinho!
Beijos! :-*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...